Você está preparado se for autuado pelo Fisco?

5465

Automatizar é o primeiro e o mais importante passo para um gerenciamento de documentos fiscais de forma prática e eficiente. Mas o caminho é longo até chegar ao ponto mais elevado e encontrar a paz com o Fisco, um dos destinos mais desejados por profissionais da contabilidade.

E explicamos o motivo: o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), ferramenta contábil idealizada para auxiliar no trabalho da Receita, permite uma relação intensa (para não dizer claramente íntima) entre as escriturações fiscal e contábil das empresas e o Fisco. Sendo assim, com a digitalização imediata das informações, qualquer divergência se torna visível e arriscada a passar por auditoria, gerar multas e outros tantos desafios desagradáveis.

Além do SPED, há o que temer com e-Financeira que não deixa passar nada nas suas contas como Pessoa Física ou Jurídica. Sua disposição obriga a setores enviarem eletronicamente informações relativas às operações financeiras uma vez ao ano, o que leva muitos a acreditarem ser quebra de sigilo bancário e fiscal.

A e-Financeira cruza todas as informações inclusive com a Escritura Fiscal Digital (EFD), e-Social, Escrituração Contábil Fiscal (ECF), Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PER/DCOMP), as Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas (NFS-e).

Para executar todos esses trabalhos são exigidas demandas materiais, profissionais e financeiras. Já parou para fazer a contas com detalhes do tipo “valor gasto com ligações telefônicas cobrando os arquivos XML de fornecedores”?

Ao inserir uma solução tecnológica na sua empresa ou ambiente de trabalho, o custo para o atendimento dessas demandas atingem um índice de aproveitamento plenamente satisfatório, equilibrando a relação entre custo e benefício. E além do mais não precisará mais ligar para fornecedores pedindo os arquivos XML por e-mail, economizando tempo e dinheiro.

Mas qual a solução tecnológica mais indicada para atender qualquer empresa?

Investir na automatização de 100% do trabalho de coleta, validação e organização dos documentos fiscais de sua empresa, ou seja, gestão completa dos XML de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), é altamente recomendável por vários motivos.

Para se ter uma ideia, fazer manualmente este trabalho custa cerca de 3 horas de expediente ao dia e ainda mantém um alto risco de informações passarem despercebidas e, como consequência, penalidades conforme citamos mais acima. Uma autuação da Receita pode chegar a 200% sobre operações irregulares ou divergentes.

O TRIBUTUM possui a solução! Automatiza todo o trabalho de coleta dos arquivos XML diretamente da SEFAZ Nacional assim que qualquer emissor gera uma nota fiscal eletrônica contra seu CNPJ, dá a ciência, organiza e deixa tudo pronto para você fazer a manifestação do destinatário em um simples grid de visualização. Além de tudo isso permite que você faça uma profunda análise tributária e de recuperação de crédito.

 

Veja 5 motivos para você ao menos se permitir conhecer o TRIBUTUM

1) Não precisa de funcionário para rastrear NF-e emitida e cobrar fornecedores
O sistema faz toda a automação das capturas e do gerenciamento dos arquivos XML das notas fiscais eletrônicas sem precisar de alguém com dedicação exclusiva à operacionalização. Fora que acaba com o custo de ligações telefônicas a fornecedores cobrando o envio.

2) O TRIBUTUM age diretamente com a SEFAZ Nacional
Nossa solução faz o download automático de todos arquivos XML de notas fiscais eletrônicas emitidas contra o CNPJ (NF de Entrada) direto com SEFAZ Nacional, de forma organizada em pastas e em ambiente seguro, verifica se o documento é válido (se tem protocolo da SEFAZ ou não), o separa por CNPJ, por Razão Social, por Data de Emissão, dia, mês, ano ou por fornecedor – de acordo com a sua comodidade, alterando como e quando quiser.

3) Monitora e controla as Cartas de Correção das notas de entrada
Gerencia automaticamente vários CNPJs e possui monitoramento de cancelamentos, além de possibilitar saber o que foi corrigido nas cartas de correção que forem emitidas contra seu CNPJ. Essas informações também estão disponíveis no grid de visualização.

4) Manifesta as NF-e de Fornecedores de forma fácil e em lote
Nossa solução possibilita fazer a Manifestação do Destinatário em lote, visualizar DANFE e imprimir a qualquer hora e em qualquer lugar.

5) Armazena tudo automaticamente em Pastas úteis e práticas
Armazena NF-e, CT-e e Cupons Fiscais, e não precisa perder tempo procurando. Estará tudo sempre organizado. E nem precisa devolver nada para o lugar.

6) Auxilia na recuperação de crédito
Através de um grid de visualização com muitas informações sobre as NF-es, possibilitamos que seja feita uma profunda análise fiscal sobre a recuperação de créditos que iam ser perdidos.

Como estar organizado e com todos os documentos em mãos em uma atuação fiscal? Como automatizar e facilitar processos? Como diminuir riscos tributários?

Nós da equipe do TRIBUTUM, damos 10 dias grátis para você testar nossa Plataforma Fiscal & Tributária e ver como é fácil ficar em dia com todas obrigações. Clique aqui e solicite já seu teste grátis, não perca tempo!

Fonte: TRIBUTUM – Plataforma Fiscal & Tributária

* É permitida a reprodução parcial ou total deste material, desde que citada a fonte com link.

Comentários

Comentários