5 passos para fidelizar clientes em seu negócio

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“Conquistar um cliente custa (muito) mais do que fidelizar o que já existe”. Você já leu e ouviu essa frase de diferentes formas, inclusive com algumas arriscando a diferença de custo.

Quatro, cinco, 10, ….. Não importa quantas vezes seja a proporção, mas a informação é uma só e ela é verdadeira.

É comum nos depararmos com empreendedores que comemoram o número de clientes cadastrados no sistema. Mas, e quantas vezes eles voltam ao seu negócio? E se não volta, qual o motivo?

As principais marcas espalhadas pelo mundo reconhecem o valor do cliente fiel. E oferecem benefícios e tratamento diferencial para eles, como por exemplo milhas aéreas.

O motivo? É simples: eles sabem o trabalho que dá conquistar novos clientes. E cliente fiel se torna atraente por propagar uma imagem real da sua marca.

Você acredita mais em uma marca falando bem dela mesma ou alguém de seu círculo que fale exatamente a mesma coisa? E olha que aquela marca gastou um dinheiro considerável para poder falar a você aquilo que alguém fez “de graça”.

Por conta dessas observações, elencamos cinco dicas de como fidelizar seus clientes

Invista no atendimento

Atendimento é tudo. Se não for, é quase. Um escritório de contabilidade, uma cafeteria, um comércio de vestuário podem ter serviços e produtos oferecidos quase que igualmente pela concorrência. Mas, se o seu atendimento convencer poderá ter esse cliente por várias vezes.

É um jogo onde todos ganham: empresa e cliente. Por isso é necessário dedicação para que o melhor seja feito sempre. E se a eficiência existir, custos são reduzidos para os dois lados, o que incentiva uma fidelidade por parte do cliente.

Cumpra os prazos

Cumprir prazos chega a ser um grande diferencial. Essa atitude dá a segurança que o cliente precisa. Ele quase sempre depende disso. Mas, se ele contar com isso e você não cumprir, a relação se tornará uma tragédia, além de nunca mais voltar, sempre que possível dará recomendações negativas a seu respeito.

Aliás, é outra verdade absoluta dizer que as pessoas tendem a partilhar mais experiências ruins do que as boas. E quando as boas são partilhadas, é uma de suas melhores (ou a melhor) propaganda.

Entregar dentro do prazo estabelecido – isso vale tanto para prestador de serviços e clientes – demonstra interesse e compromisso. Afinal, você não faz milagres, não né?

Se o seu caso for escritório de contabilidade, com clientes fidelizados fica mais fácil de você deixá-los bem informados sobre prazos estipulados pela Receita Federal e já induz a entregas rápidas.

Organize a rotina administrativa

Para que os itens anteriores sejam cumpridos, é necessário que a rotina administrativa da sua empresa esteja em ordem.

Contabilidade, estoque e outros não podem estar com pendências. Deixar de pagar uma conta, não emitir aquele boleto e dar entrada em uma nota fiscal trazem problemas sérios, inclusive com multas e outras sanções.

Tratamento diferenciado

Se os clientes fidelizados já correspondem a uma boa fatia de seu faturamento (algo  como mais do que a metade), ofereça algo novo, diferenciado dos demais. Assim como as milhagens aéreas que as companhias oferecem para quem realiza diversos voos.

Ofereça o “algo a mais”, como visitas, convites para eventos. Tente mostrar interesse com o empreendimento do cliente e dê embasamento às tomadas de decisão com informações mais eficientes, como balancetes mensais, evolução patrimonial, lucro ou prejuízo, entre outros.

Nunca seja um

A não ser que você seja um microempreendedor individual (MEI), jamais trabalhe sozinho no atendimento ao cliente. Por exemplo, uma cafeteria. Ter uma pessoa que atende, cobra, manipula e entrega os pedidos afasta qualquer potencial cliente.

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