Atenção contribuinte: Receita alerta para e-mails falsos

2803

A Receita Federal alerta aos contribuintes que mensagens têm circulado indevidamente via e-mail com nomes e timbres oficiais, contendo instruções verdadeiras e falsas. O objetivo é iludir o internauta e assim obter informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras.

Os links contidos nas mensagens são também, em sua maioria, porta de entrada para vírus e outros arquivos maliciosos no computador.

A única forma de comunicação eletrônica estabelecida entre Receita e contribuinte é por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), localizado em sua página na Internet.

A Receita esclarece que não envia mensagens via e-mail sem a autorização do contribuinte, nem autoriza terceiros a fazê-lo em seu nome.

Veja como proceder perante estas mensagens

  1. não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
  2. não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como “clique aqui”, pois não se referem à Receita Federal; e
  3. excluir imediatamente a mensagem.

• Serviço

Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os contribuintes podem procurar as unidades da Receita, acessar a página na internet ou entrar em contato com o Receitafone, pelo número 146.

* É permitida a reprodução parcial ou total deste material, desde que citada a fonte com link.

Comentários

Comentários