Não caia nessa: página falsa da Receita no Facebook esconde malware

3059
ads-topo-3

Criminosos usam de uma página do Facebook para instalar um malware e assim deixar computadores vulneráveis. Denominada “Restituição IRPF”, a página se diz canal oficial da Receita Federal com a promessa de facilitar desafios relacionados à declaração de Imposto de Renda e sua restituição.

Ao clicar no link, o contribuinte ao invés de checar sua situação é redirecionado a outra página que abre as “portas” do PC para conteúdo malicioso. Essa prática, no entanto, não é incomum nas redes sociais, sempre com uma máscara diferente.

Neste caso, o redirecionamento conecta o usuário a um site cujo único conteúdo é um download automático de um malware que atinge sistemas Windows. A partir disso, os hackers podem ter acesso a dados pessoais e outras informações sigilosas, como fiscais e bancárias, que podem ser usadas para ações criminosas.

Como checar se uma página pode ser falsa

Referida página “Restituição IRPF” realmente engana, com miniatura do link mostrando o endereço da Receita Federal.

Mas, ao acessar é de se estranhar uma única postagem, a falta de dados e o fato de que todos os comentários sobre o tema terem sido apagados, o que evidencia que os criminosos acompanham as interações, a fim de se evitar serem desmascarados.

Assim como as milhares de páginas que prometem vagas de emprego, muita gente acredita que aquilo é de verdade. Curioso também é a quantidade de compartilhamentos, chegando às múltiplas centenas, o que mostra que as pessoas compartilham conteúdos aos amigos sem comprovar sua veracidade, se tornando um colaborador gratuito dos criminosos.

 

* É permitida a reprodução parcial ou total deste material, desde que citada a fonte com link.

Comentários

Comentários