Ler é fundamental para empreender com sucesso; confira 25 dicas

6098
ads-topo-3

Impresso ou digital, de leitura rápida ou aprofundada, genérico ou específico. Seja qual for sua escolha, jamais deixe de ler um bom livro.

Desde sua decisão por empreender, a leitura é uma grande aliada em seu negócio. E ao conquistar o sucesso, quem sabe não seja a hora de você partilhar o seu conhecimento?

E até mesmo para escrever bem é necessário que você tenha passado pela experiência de várias leituras.

Para te auxiliar nesse talvez novo hábito, sugerimos algumas leituras, algumas compartilhadas de outros sites, direcionadas ao empreendedor.

• “A Startup Enxuta – Como Os Empreendedores Atuais Utilizam a Inovação…”, Eric Ries

Eric Ries criou uma abordagem revolucionaria de administração que está transformando a maneira pela qual os novos produtos são criados, desenvolvidos e lançados. A Startup Enxuta ensina empreendedores, administradores e líderes empresariais a serem mais bem-sucedidos na condução de seus negócios sem, contudo, desperdiçar tempo e recursos. Na esteira da turbulência da economia mundial, a inovação é essencial para estimular o crescimento econômico, e o processo criado em ‘A Startup Enxuta’ foi desenvolvida para que se possa evitar dinâmicas de atualidade. Eric descreve o plano para que cada um possa executar os princípios fundamentais da startup enxuta em qualquer projeto.  (Livraria Saraiva) imgpsh_fullsize (3)

 

• “Value Proposition Design – Como Construir Propostas de Valor Inovadoras“, Alex Osterwalder e Greg Bernarda

Esse livro prático, com o apoio online, mostrará os processos e as ferramentas necessárias para o sucesso. “Value Proposition Design” serve para todos que se frustram com reuniões sem fim, achismos e intuições que resultam em lançamentos de produtos caros que desaparecem ou que, simplesmente, desapontam os consumidores. O livro o ajudará a entender os modelos de propostas de valor, como aproximar-se do cliente e evitar despender tempo com ideias que não funcionarão. Mostrará ainda o simples, mas complexo, processo de desenvolver e testar propostas de valor e chegar ao resultado de criar produtos e serviços que se adaptam perfeitamente às necessidades ou aos desejos dos clientes. Exercícios práticos, ilustrações e ferramentas ajudarão a melhorar seu produto, serviço ou nova ideia de negócio imediatamente. (Amazon) desgn

 

• “Motivação 3.0 – Os Novos Fatores Motivacionais que Buscam Tanto a Realização”, Daniel Pink

Neste livro, o autor defende que a motivação à base de recompensas e punições já não é mais eficiente, e que os fatores motivacionais vêm de dentro de cada um. É o legado deixado no mundo e o nível de satisfação pessoal e profissional que faz as pessoas buscarem um melhor desempenho e resultado no que se propõem a fazer. Este livro procura ensinar o leitor a usar esses princípios. (Livraria Cultura) moti3-0

 

• “De zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício”, Peter Thiel e Blake Masters

“Apresenta ideias completamente originais sobre como criar valor no mundo.” — Mark Zuckerberg, CEO do Facebook

Para Peter Thiel, cofundador do PayPal e investidor em diversas startups, como o Facebook, o próximo Bill Gates não criará um sistema operacional. O próximo Larry Page ou Sergey Brin não desenvolverá um mecanismo de busca. E o próximo Mark Zuckerberg não criará uma rede social. Se você está copiando essas pessoas, não está aprendendo com elas. É mais fácil copiar um modelo que criar algo novo.

O progresso vem do monopólio, não da competição. Se você faz o que nunca foi feito e consegue fazer melhor do que qualquer um, tem um monopólio — e qualquer negócio só é bem-sucedido na medida em que é um monopólio. Mas quanto mais você compete, mais se torna parecido com todo o resto. A competição destrói os lucros dos indivíduos, das empresas e da sociedade como um todo.

De zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício não oferece fórmula para o sucesso. O paradoxo de ensinar empreendedorismo é que tal fórmula não pode existir. Como cada inovação é única, nenhuma autoridade consegue prescrever em termos concretos como ser inovador. Toda inovação vai de 0 a 1.

No livro, o autor revela como construir empresas que criem coisas novas. Apresenta uma visão otimista do futuro do progresso e uma maneira original de pensar sobre inovação: ensina você a fazer perguntas que o levem a encontrar valor em lugares inesperados. (Editora Objetiva)

zeroum

 

• “Startup – Manual do Empreendedor – o Guia Passo A Passo Para Construir Uma Grande Empresa”, Steve Blank e Bob Dorf

‘Startup: Manual do Empreendedor’ é exatamente o que diz ser: um guia passo a passo, abrangente, que orienta as startups a seguirem na direção correta. Ele encaminha os empreendedores através do processo de Desenvolvimento do Cliente, que os faz deixar o escritório e ir às ruas, onde os clientes estão para desenvolver produtos vencedores que os clientes irão comprar. (Livraria Saraiva) startupem

 

• “Business Model Generation. Inovação Em Modelos De Negócios”, Alexander Osterwalder

Modelos de negócios provocadores são emblemáticos em nossa geração. Ainda assim, continuam pouco compreendidos, ao mesmo tempo em que transformam a paisagem competitiva nas indústrias. Business Model Generation oferece ferramentas poderosas, simples e testadas para compreender, projetar, retrabalhar e implementar modelos de negócio. (Livraria Saraiva) businnsmodel

 

• “Rápido e Devagar – Duas Formas de Pensar”, Daniel Kahneman

Nesta obra, Daniel Kahneman procura mostrar as formas que controlam a mente – o pensamento rápido, intuitivo e emocional e o devagar, lógico e ponderado. Daniel busca mostrar a capacidade do pensamento rápido, sua influência persuasiva nas decisões e até onde se pode ou não confiar nele. Segundo a obra, o entendimento do funcionamento dessas duas formas de pensar pode ajudar em decisões pessoais e profissionais.(Livraria Cultura) rapdev

 

• “Marketing de A a Z – 80 conceitos que todo profissional precisa saber”, Philip Kotler

Philip Kotler revê, neste livro, os conceitos básicos de marketing. Inicialmente, o autor listou 80 conceitos considerados de importância crítica e num formato acessível, selecionável e digerível, refletiu sobre esses princípios básicos, revendo questões, pensando sobre novas abordagens e informações, produzindo um livro que abrange os conceitos de marketing sob uma perspectiva atual. Esse livro é indicado para profissionais de marketing ou leitores em geral que desejem atualizar seus conhecimentos sobre as idéias essenciais em marketing e conhecer o pensamento mais recente a respeito do marketing de alto desempenho. (Livraria Saraiva) mktaz

 

• “Empreender não é brincadeira”, Bob Wollheim e Pyr Marcondes

Este livro apresenta depoimentos de gente que criou seu próprio negócio, fez com que ele saísse do nada – ou de muito pouco – e, de alguma maneira, venceu. Dá ao leitor a oportunidade de ouvir as histórias de pioneirismo, coragem e inovação, recheadas de acertos, mas muitas vezes igualmente plenas em inseguranças e incertezas de 18 profissionais bem-sucedidos. Longe de uma visão acadêmica ou de um estudo científico, este livro pretende brindar o leitor com a experiência de 18 empreendedores e suas histórias – Aleksander Mandic, Ana Serra, Antônio Bonchristiano, Caio Túlio Costa, Fábio Fernandes, Gustavo Viberti, Júlio Hungria e Elisa Araúlo, Marcelo Lacerda, Marcos Wettreich, Matinas Suzuki, Nizan Guanaes, Osvaldo Barbosa, Paulo Humberg, Paulo Lima, Rodrigo Baggio, Sandra Chemin e Sérgio Kulikovsky. (Livraria Cultura) empreenebrinc

 

• “Capital Humano”, Davenport, Thomas

Este livro é uma excelente oferta de leitura para este início do século XXI, pois o autor enfoca sob novo prisma o maior patrimônio que uma organização pode ter: o ‘capital humano’. Toda pessoa que ler essa obra, qualquer que seja sua profissão, certamente vai sentir-se motivada a contribuir eficazmente para que um intercâmbio consciente e maduro entre trabalhadores e organizações se difunda por toda parte. Na verdade, as pessoas não são custos e nem ativos das empresas, e sim investidores que aplicam o próprio capital humano e, evidentemente, esperam obter justo retorno pelo investimento feito. Em outras palavras, o trabalhador leva capital humano para dentro da organização, isto é, suas habilidades, seu conhecimento, seu preparo para aplicar o conhecimento e torná-lo produtivo, toda sua energia e seu tempo. O retorno deve vir em forma de salário, benefícios, condições de trabalho, estímulos, oportunidades de desenvolvimento e respeito à individualidade. caphum

 

• “A Escola dos Deuses”, Stefano Elio D’Anna

O livro é apresentado como um plano de fuga para escapar da prisão da mediocridade, de uma vida mecânica e repetitiva, sem originalidade, sem alegria. A Escola dos Deuses desafia a visão usual, hipnótica do mundo, os hábitos arraigados, as convicções obsoletas, as ideias de segunda mão tomadas emprestadas sem que se tenha alguma vez ousado colocá-las em discussão. Esta obra dirige-se, portanto, aos venturosos da vida que procuram a essência das coisas, o retorno à completude, a um estado de integridade do qual o ser humano se esqueceu. Esta obra dirige-se aos empreendedores, aos sonhadores pragmáticos, capazes de harmonizar os aparentes antagonismos: Economia e Ética, Ação e Contemplação, Poder Financeiro e Amor. The School for Gods , escrito pela singular figura do filósofo Lupelius, um lendário monge-guerreiro, o protagonista reencontra a si mesmo e recebe, do Dreamer, a mais incrível tarefa: fundar uma nova Escola, uma universidade sem fronteiras. A Escola dos Deuses é também, a história do nascimento prodigioso e das ideias que norteiam a European School of Economics (ESE) que, em poucos anos, abriu as suas sedes em Londres, Nova York, Roma, Milão e Lucca, na Itália.Publicado em alemão, italiano, inglês, francês, grego, romeno, chinês; traduções em andamento: espanhol, russo, japonês; negociando com Korea. (Barany Editora) escdosdeu

 

• “O Maior Vendedor do Mundo”, Og Mandino

Por que razão este livro se converteu numa das obras mais vendidas em todo o mundo, e por que companhias gigantescas como Coca-Cola e Volkswagen compraram milhares de exemplares? Consta que certa empresa adquiriu, ela apenas, trinta mil exemplares! Nesta obra, Mandino demonstra que a satisfação e o bem-estar resultam do fato de o homem haver encontrado a sua verdadeira persononalidade e emoções e as ter aplicado na sua vida diária. Logrado tal intento – assegura o autor – todos os demais benefícios de ordem material são simplesmente uma consequencia logica. (Livraria Cultura) maiorvenddomun

 

• “O Maior Vendedor do Mundo – segunda parte”, Og Mandino

Hafid tornou-se o maior vendedor do mundo ao seguir os princípios do sucesso contidos em dez pergaminhos especiais. Agora, o leitor poderá descobrir o que aconteceu a Hafid após abdicar de seu longo e solitário roteiro para começar uma carreira nova, na qual, supreendentemente, ele falha, até receber um presente especial. (Livraria Cultura) mairovenddomund2[

 

• “Inteligência Emocional”, Daniel Goleman

Inteligência é emocão. QI não é destino. O fascinante e convincente livro ‘Inteligência Emocional’, de Daniel Goleman revela que a nossa visão sobre este assunto ainda é muita estreita. Ao contrário do saber científico que dominou o mundo ocidental no últimos séculos, Daniel Goleman revoluciona conceitos mostrando que o QI de uma pessoa não é garantia de sucesso e felicidade. No Brasil, o livro de Goleman tornou-seu um verdadeiro fenônemo editorial com mais de 400 mil exemplares vendidos. Utilizando inovadoras pesquisas cerebrais e comportamentais, Goleman, PhD pela Universidade de Harvard, mostra porque pessoas de QI alto fracassam e outras, cujo quociente é mais modesto, apresentam uma trajetória de vida de sucesso. O livro de Goleman ainda derruba um outro tabu: o mito de que a inteligência seria determinada pela genética. Para o cientista, a inteligência está ligada à forma como negociamos as nossas emoções. A inteligência emocional seria esta capacidade de autoconsciência, controle de impulsos , persistência, empatia e habilidade social.
A tese de Goleman está baseada numa síntese original, feita a partir de pesquisas e recentes descobertas sobre o funcionamento do cérebro. Ele mostra como a inteligência emocional pode ser alimentada e fortalecida em todos nós, principalmente na infância, período no qual toda a estrutura neurológica encontra-se em formação. (Livraria Saraiva)
intemoc

 

• “A cabeça de Steve Jobs”, Leander Kahney

Saiba o que faz e o que pensa Steve Jobs, o empreendedor que revolucionou a indústria dos computadores, da música e do entretenimento e criou produtos que tornaram-se objetos do desejo no mundo todo. Por trás do sucesso da Apple e da Pixar está um obsessivo, de pavio curto, que constrói parcerias sólidas e duradouras com gênios criativos.

É budista e antimaterialista, mas faz produtos para mercados de massa e os promove com domínio absoluto da linguagem da propaganda. “A Cabeça de Steve Jobs – As Lições do Líder da Empresa Mais Revolucionária do Mundo” (Agir) é um livro instigante, com texto ágil e narrativa saborosa mostra como Jobs adotou os traços considerados por alguns como defeitos para conduzir suas empresas ao triunfo contra probabilidades adversas. (Livraria da Folha)

acabdesteve

 

• “O Empreendedor Viável – Uma Mentoria Para Empresas na Era da Cultura Startup”, André Telles e Carlos Matos

Nos últimos anos, o Brasil e o mundo mergulharam num forte crescimento econômico. E isso graças às novas ideias de startups que surgem diariamente. Muitas delas têm vida longa, enquanto outras, estranhamente, falham nos primeiros anos de vida. Qual é o segredo do sucesso de umas empresas e do fracasso de outras? O jornalista Carlos Matos e o publicitário André Telles acreditam que está nas pessoas por trás destas ideias. Para eles, a fórmula do sucesso está no conceito de Mínimo Empreendedor Viável: aquele que oferece ao investidor a segurança mínima de que um modelo de negócio será desenvolvido de modo a gerar um plano sustentável e que dará retorno financeiro. Neste livro os autores mostram o conjunto de variáveis capazes de definir o sucesso de uma startup. Desde a escolha da equipe até a confiança na apresentação para investidores, passando por momentos de ajuste onde a escolha de mentores, a pivotagem e as mudanças estruturais vão garantir a saúde de sua empresa.

Mas afinal o que realmente define um empreendimento como viável? A resposta está na paixão com que você o realiza. (Livraria Saraiva)

empreviavel

 

• “A inovação destruidora — Ensaio sobre a lógica das sociedades modernas”, Luc Ferry

Um livro polêmico sobre o poder da inovação escrito por um dos principais nomes do humanismo secular

Ao inventar a prensa móvel, Gutenberg provocou a criação de milhares de empregos ligados a essa tecnologia. No entanto, acabou destruindo a atividade dos copistas. Assim é a inovação: motor do crescimento, transforma o antigo em obsoleto — ou em peça de museu. Para Luc Ferry, no entanto, essa lógica é um paradoxo. Formidável e destruidora, vital e angustiante, ela ao mesmo tempo estimula e paralisa.

Com seu estilo polêmico, o autor disserta sobre o conceito de “destruição criadora” — que ele prefere chamar de “inovação destruidora” — nos âmbitos da política, da economia e das artes. (Editora Objetiva)

inovdest

 

• “O Poder Dos Modelos Replicáveis”, James Allen e Chris Zool

Neste livro inspirador, os autores e líderes da Bain & Company afirmam que as empresas bem-sucedidas mantêm a simplicidade como base de seu core business. Tais companhias não descartam o modelo de negócios de sucesso procurando uma simples renovação. Pelo contrário, procuram construir um “modelo de negócio repetível”, que permite uma melhora contínua dos processos e adaptação às mudanças sem sucumbirem à complexidade de novos modelos.
Com base em estudos de muitos anos, abrangendo mais de 200 empresas, Zook e Allen mostram como algumas das empresas mais conhecidas do mundo combinam um modelo de diferenciação central com a velocidade, a adaptabilidade e a simplicidade, para erguê-las ao topo, durante longos períodos. Entre essas empresas se incluem Apple, Danaher, DaVita, IKEA, NIKE, Olam, Tetra Pak e Vanguard. Os autores dão destaque também para a empresa de bens brasileiros Ambev, igualmente pesquisada por eles. Trata-se de um livro de leitura obrigatória para CEOs, altos executivos, gerentes e investidores. (Livraria Saraiva)
poddosmod

 

• “O Marketing na Era do Nexo”, Walter Longo e Zé Luis Tavares

‘O Marketing na Era do Nexo’ é um livro que oferece meios para fazer com que o novo e superpovoado universo de ferramentas e conceitos de marketing tenha nexo. O leitor será esclarecido sobre como o Nexo é essencial para garantir coerência cognitiva às marcas e segurança no investimento das empresas. nexo

 

• “Criatividade S/A”, Ed Catmull

Qual a fórmula do sucesso por trás de filmes adorados por multidões como Toy Story, Mostros S.A ou Procurando Nemo? Em Criatividade S.A., Ed Catmull conta a trajetória de sucesso do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade, a Pixar, que ele ajudou a fundar, ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, em 1986. Dos encontros da equipe ás sessões de brainstorm, Catmull mostra como se constrói uma cultura da criatividade, num livro definitivo para quem busca inspiração para os próprios negócios.Com 13 bem-sucedidos filmes no currículo e 30 prêmios de animação em 20 anos de uma história de sucesso, a Pixar pode ser considerada um exemplo prático de criatividade em estado bruto. No livro, Catmull mostra que o ingrediente essencial para uma história bem-sucedida é uma ambiente empresarial que estimula a ousadia e renegra a convenção. E não se furta de passar a limpo, passo a passo, o histórico de sucesso que ajudou a construir. critatisa

 

• “O Jeito Disney de Encantar Os Clientes”, Disney Institute

Este livro detalha as iniciativas por trás de toda a magia e mostra quais são os diferenciais da Disney, por meio dos métodos criativos e das práticas inovadoras, que se tornaram referência para todas as empresas que buscam a satisfação de seus clientes. Conheça também os fundamentos ainda atuais de Walt Disney para o sucesso e para nunca deixar de crescer e acreditar. jeitodisney

 

“Como o Google funciona”, Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg

Em ‘Como o Google funciona’, Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg reúnem as lições que fizeram da empresa uma gigante global conhecida pela missão de inovar incessantemente. Eles descrevem como o avanço da tecnologia transferiu o poder das corporações para os consumidores e reforçam que, para sobreviver, é essencial concentrar esforços na qualidade dos produtos e investir em uma nova categoria de profissionais – os criativos inteligentes, que unem conhecimento técnico, tino comercial e uma criatividade sem limites. Eric e Jonathan relatam casos curiosos e exemplos da história e do dia a dia do Google e abordam temas como estratégia, cultura corporativa, tomada de decisões, contratação de funcionários e capacidade de adaptação e inovação.

Em um tempo de mudanças drásticas e cada vez mais rápidas nos negócios, é fundamental para gestores e empreendedores saber abraçar o espírito de inovação e atrair e manter a maior quantidade possível de talentos.

googcomo

 

“#VQD – Vai Que Dá!”, Joaquim Castanheira

A obra reúne cases de dez empreendedores brasileiros e mostra quais foram os principais desafios para realizar seus sonhos. Cada capítulo conta a história de uma empresa selecionada pela Endeavor e também mostra a visão do mentor do negócio. (EXAME.com) vdq

 

BÔNUS

Se você já venceu a etapa de empreender e quer descobrir o universo do investimento em bolsa de valores, confira dois livros que são de leitura obrigatória

• “Se Afastando da Manada – Estratégias para vencer no mercado de ações”, André Moraes

Livro baseado no curso de mesmo nome oferecido pelo autor em parceria com a Infomoney. seafstmand


• “O Investidor Inteligente”,
Benjamin Graham

A obra é um best-seller com mais de um milhão de cópias vendidas e é um guia prático de como ganhar dinheiro na bolsa. O prefácio deste livro foi escrito pelo empresário bilionário Warren Buffet. É indicado para empreendedores que desejam aprender mais sobre educação financeira, como funciona o mercado de ações e investimentos. (EXAME.com) investintel

 

* É permitida a reprodução parcial ou total deste material, desde que citada a fonte com link.

Comentários

Comentários