Fim da emissão gratuita de NF-e: antecipe sua migração e evite dor de cabeça

5140
ads-topo-3

A NF-e é fundamental na gerência empresarial e fiscalização de impostos no Brasil. O que começou gradual e tinha ares de inovação e diferencial, hoje é a realidade que atravessa nossos processos financeiros.

Na semana passada, a Sefaz suspendeu a inscrição de mais de 5,8 mil empresas, só no Amazonas, alegando que poderiam estar escondendo esquemas de fraudes.

As empresas suspensas tiveram cerca de um ano e meio para se regularizar, mas não se regularizarão. E por esse motivo é importante informar e alertar empresários e contadores sobre as novidades que envolvem a emissão de NF-e.

A Sefaz informou, no mês passado, que irá descontinuar a última versão dos seus emissores gratuitos de NF-e. O aplicativo irá se estacionar em sua versão atual, não terá uma próxima versão, e conforme forem surgindo alterações legais para emissão, o aplicativo já instalado se tornara obsoleto, pois trabalhará com regras desatualizadas.

Essa decisão passa a valer a partir de 01 janeiro de 2017, e os empresários que emitem NF-e devem buscar se atualizar com softwares profissionais nos próximos meses.

As vantagens são muitas, veja algumas a seguir:

  1. Atualizações automáticas – não precisar se preocupar se as emissões estão atualizadas com as constantes mudanças de tributação faz toda a diferença na rotina do empresário. É ilegal informar dados errados a seus clientes e fornecedores. Além disso, a desatualização se torna sonegação, que é crime grave. Os sistemas profissionais garantem sempre ter serviços atualizados constantemente e sempre em dia com obrigações fiscais.
  2. Suporte especializado – Caso tiver com problemas em suas emissões, não se preocupe, o serviço de suporte profissional irá sanar todos os seus problemas e com isso sua empresa não vai perder dinheiro no processo. Isso poupa tempo e garante o serviço. No caso dos contadores, ainda há o aumento da confiança do cliente em escritório de contabilidade.
  3. Armazenamento garantido – muitos empresários não sabem, mas toda nota emitida deve ser armazenada por cinco anos, obrigatoriamente, correndo o risco de uma fiscalização que te acuse de irregularidade. Já os softwares profissionais possuem um pacote de armazenamento seguro que poupa investimentos altos de armazenamento interno em sua empresa, o que faria você gastar mais e correr riscos de perder documentos fiscais.

O objetivo da NF-e é  fiscalizar o recolhimento de impostos, e inclusive de defesa do consumidor, deixando mais claro as transações comerciais realizadas. A alteração vem baseada em um levantamento realizado pela Sefaz, que aponta que o total de NF-es geradas por empresas que optaram por emissores próprios somam 92,2%.

A partir de 01 de janeiro não será mais possível fazer o download dos emissores gratuitos. A própria Sefaz recomenda que os usuários que já migrem para um software profissional antes que as novas regras de validação da NF-e impeçam o seu funcionamento.

Vale a pena se preocupar agora e evitar dores de cabeça mais tarde.

* É permitida a reprodução parcial ou total deste material, desde que citada a fonte com link.

Comentários

Comentários