As mulheres têm conquistado cada vez mais o seu espaço no ramo de contabilidade no Brasil, com um salto de 7,5% em quase 12 anos. Atualmente, elas representam 42,5% dos profissionais, ante 35% em 2004.
Nos próximos anos, a tendência é que elas representem uma fatia maior do mercado. Atualmente, 69% das vagas nas faculdades de Ciências Contábeis são preenchidas por estudantes do sexo feminino.
Os números refletem o resultado das mudanças em andamento no País, opina a conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Gardênia Maria de Carvalho.
“Hoje a mulher vem ocupando mais espaços em diversas áreas e não é diferente com a contabilidade”.
Além disso, a própria área tem sido mais valorizada e exposta.
“A contabilidade desempenha um papel cada vez mais estratégico nas organizações, além de ser apontada pelas empresas de recursos humanos como a carreira mais promissora nos dois últimos anos. Isto leva a uma procura maior pela profissão e as mulheres acabam atraídas”, fecha questão.
Fórum Nacional da Mulher Contabilista
Durante o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), marcado para ser realizado entre os dias 11 e 14 de setembro em Fortaleza, Ceará, será promovido o 4º Fórum Nacional da Mulher Contabilista.
O evento discutirá os estereótipos do profissional contábil.
A programação completa do evento pode ser conferida no site cbc.cfc.org.br.
* É permitida a reprodução parcial ou total deste material, desde que citada a fonte com link.