Faltando poucos dias para o fim do prazo da entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2016, ano-calendário 2015, apenas 57,19% dos 28,5 milhões de documentos previstos foram enviados, o equivalente a cerca de 16,3 milhões, até o fim da manhã desta segunda feira (25). O último dia para se fazer isso é sexta-feira (29).
Para quem ainda sequer gerou a declaração, o primeiro passo é baixar o programa gerador. Para computador, deve ser por meio do site da Receita Federal.
Já o aplicativo do Imposto de Renda para dispositivos móveis (tablets e smartphones), disponíveis para os sistemas Android e iOS, devem ser baixados nas lojas virtuais de cada sistema.
Recentemente, a Receita Federal divulgou um vídeo de animação para ajudar os contribuintes que ainda não enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) 2016. O órgão liberou ainda um Perguntão, elaborado para esclarecer dúvidas.
O número estimado de declarações para este ano representa crescimento de 2,1% em relação aos 27,9 milhões de documentos entregues em 2015, ano-calendário 2014.
Dicas importantes
Os contribuintes que fazem doações devem ficar atentos ao preenchimento da declaração.
Quem destina recurso aos fundos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de seus municípios, por exemplo, devem optar pelo modelo completo. O programa do Imposto de Renda tem um campo próprio para o preenchimento das informações, na opção de doações para o Estatuto da Criança e do Adolescente.
E se perder o prazo, o que acontece?
Quem perder o prazo de entrega fica sujeito à multa de R$ 165,74 ou de 1% do imposto devido por mês de atraso, prevalecendo o maior valor.
A multa pode chegar a 20% do imposto devido.
* É permitida a reprodução parcial ou total deste material, desde que citada a fonte com link.
Comentários
Comentários